Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

No projeto, o Túnel Sena Madureira vai passar por baixo da Linha Azul do Metrô! (O Governo do Tarcísio, que administra o Metrô, o que pensa do projeto?)

Imagem
  Record News, 24/09/2025, Cratera de 900 metros quadrados se abre na Tailândia" Uma obra subterrânea sempre pode ter riscos Uma cratera de aproximadamente 50 metros de profundidade e 900 metros quadrados de área se abriu nesta quarta-feira (24) em uma avenida movimentada no centro de Bangkok, capital da Tailândia. O incidente ocorreu em frente ao Hospital Vajira, interrompendo serviços públicos, atendimento médico e o tráfego da região. Segundo as autoridades locais, o deslizamento de terra provocado por obras do metrô teria sido a principal causa do acidente. Imagens da mídia tailandesa mostraram cenas impressionantes: um veículo ficou perigosamente inclinado na beira da abertura, enquanto dois postes de energia e até um caminhão-reboque da polícia acabaram sendo engolidos pela cratera. O Hospital Vajira anuncioua suspensão temporária do atendimento de novos pacientes, devido ao risco no entorno. Além disso, a queda de um cano no local cortou o fornecimento de água e energ...

Nabil Bonduki: Nesta semana, estive com o arquiteto e professor da Universidade de Pequim Kongjian Yu, chinês criador do conceito cidade-esponja: um modelo de urbanismo que aproveita a própria natureza para reter, limpar e reutilizar a água da chuva para as necessidades da cidade.

Imagem
  Nesta semana, estive com o arquiteto e professor da Universidade de Pequim Kongjian Yu, chinês criador do conceito cidade-esponja: um modelo de urbanismo que aproveita a própria natureza para reter, limpar e reutilizar a água da chuva para as necessidades da cidade. Conversamos sobre a importância desse conceito em São Paulo, onde uma proposta semelhante já foi incluida no Plano Diretor desde 2002, com os parques lineares ao longo dos córregos e rios, mas que infelizmente encontra grandes dificuldades para ser implementada. Nessa perspectva, visitamos o Tiquatira, um parque linear que está compativel com o conceito de cidade-esponja. Ali, se formou uma pequena floresta urbana, graças a Hélio da Silva, que em 21 anos plantou mais de 41 mil árvores de 170 espécies diferentes. O professor ficou encantado e viu muito potencial. Lembrou que não se trata apenas de reciclar a água, mas também de usá-la para nutrir a vegetação e, a partir dela, enriquecer o solo e fertilizar árvores...

Enquanto o Prefeito Ricardo Nunes e seu Secretário de Infraestrutura, Marcos Monteiro, querem uma cidade mais impermeabilizada...

Imagem
Matérias do Noticiário SP2 da Rede Globo , 22 de Setembro Na Zona Leste Fonte: SP2 No Centro de São Paulo também! Fonte: SP2, Rede Globo Na Zona Oeste Fonte: SP2, Rede Globo

‘O trânsito não é um erro de planejamento da cidade, é o resultado’ | BdF Entrevista Rafael Calábria

Imagem
  No dia Mundial Sem Carro, o pesquisador de mobilidade urbana do BR Cidades, Rafael Calabria, explica porque um modelo de cidade que busca a solução para o andar de carro tende sempre ao fracasso. E mostra como o impacto de uma ampla política de tarifa zero pode beneficiar trabalhadores, a população em geral e os próprios municípios em campos bastante diversos como mobilidade, qualidade de vida e finanças. Brasil de Fato

Bastou um temporal para São Paulo viver um dia de caos nesta segunda-feira, 22/09.

Imagem
  Bastou um temporal para São Paulo viver um dia de caos nesta segunda-feira, 22/09. No início da primavera, já tivemos uma mostra dos transtornos que virão nos próximos seis meses da temporada de chuvas. Houve todo tipo de acidentes, com queda de árvores, quase 600 mil domicílios sem energia, ruas alagadas, trânsito parado, pessoas descendo dos ônibus para seguir seu caminho a pé, vários destelhamentos e até o desabamento de uma parte do teto da estação Brás da CPTM, ponto de integração entre trem e metrô. Em meio a tantos desafios, a Prefeitura de São Paulo claramente não está cumprindo sua obrigação com a adaptação da cidade às emergências climáticas. Ideias no papel existem, mas quase não vemos ações concretas. Nos temporais de março, que derrubaram centenas de árvores, deixaram milhares de pessoas sem energia elétrica e causaram vários pontos de inundação, já era evidente a necessidade de um plano de ação mais efetivo – que não foi feito. Alguns episódios foram registrados qu...

🚨 DOMINGO ESTAREMOS NAS RUAS! 21/09 14h MASP

Imagem
 🚨 DOMINGO ESTAREMOS NAS RUAS!   21/09   14h MASP

O movimento de luta para salvar a cidade de São Paulo de mais uma obra destruidora surgiu pela força e coragem de mulheres enfrentando tudo e todos principalmente o Prefeito Ricardo Nunes

Imagem
  O movimento de luta para salvar a cidade de São Paulo de mais uma obra destruidora surgiu pela força e coragem de mulheres enfrentando tudo e todos principalmente o @prefeitoricardonunes , nós vencemos provando que a obra era resultado de fraude e a paralisamos, com o arquivamento definitivo após o MP reconhecer nossa denúncia! Nós mulheres estamos nas ruas lutando por nossas casas, famílias , empregos, saúde e qualidade de vida com o meio ambiente preservado #maisarvoresmenosconcreto A luta continua NÃO VAI TER TÚNEL! ✊🏽 #naoaotuneldasenamadureira #sousaramosfica #preseevacaodocorredorverde @SalvemASenaMadureira Toda a intervenção da Eliane Pimenta na Audiência Pùblica de 8 de Setembro Outros vídeos da Audiência Pública do 8 de Setembro

A Vereadora Janaina Paschoal Assina Nosso Abaixo Assinado: Não queremos o túnel da Sena Madureira-Muito Obrigado!

Imagem
A Vereadora Janaina Paschoal apoia o Movimento Não Ao Túnel e assina nosso Abaixo Assinado : Assinatura Verificada da Vereadora Janaina Paschoal Nosso Abaixo Assinado   Detalhe com o nome da Vereadora Janaina Paschoal verificado! E você, já assinou nosso Abaixo Assinado?

Um futuro não desejado-Túnel na Avenida Cecília Lottenberg

Imagem
Retomada das obras do túnel na Avenida Cecília Lottenberg é marcada por transtornos no trânsito A Prefeitura de São Paulo reiniciou as obras do túnel da Avenida Cecília Lottenberg na manhã desta quinta-feira (17/07/2025). Rádio CBN Visitando un posible futuro para la Rua Sena Madureira!  Túnel na Avenida Túnel Cecília Lottenberg Vista do canteiro de obras do Túnel na Avenida Cecília Lottenberg Rua Professor Manoelito de Ornellas Uma das entradas ao Túnel Cecília Lottenberg Que acontecerá com as casinhas perto do túnel? Área verde do túnel Cecília Lottenberg (durará?) São 2 faixas separadas, túnel Cecília Lottenberg As casinhas perto do túnel Cecília Lottenberg Guinchos e máquinas no canteiro de obras do túnel Cecília Lottenberg  Na Rua Sena Madureira   O ingresso no "Túnel Sul" sentido Chácara Klabín (são 2 túneis) Segundo o que entendemos o novo projeto do chamado túnel Sul, sentido Chácara Klabin começaria na rua Coronel Lisboa e Sena Madureira Lembram o que era a rua...

✍🏽 ASSINE O ABAIXO ASSINADO E COMPARTILHE. O PREFEITO TERÁ QUE RESPEITAR A VONTADE DA POPULAÇÃO!

Imagem
  📣 NÃO QUEREMOS O TÚNEL DA SENA MADUREIRA!! ! ✍🏽 ASSINE O ABAIXO ASSINADO E COMPARTILHE. O PREFEITO TERÁ QUE RESPEITAR A VONTADE DA POPULAÇÃO! 🚨O prefeito Ricardo Nunes não desistiu do péssimo projeto do túnel da Sena Madureira! Depois da obra ter sido suspensa e o contrato cancelado pela justiça, a prefeitura quer abrir nova licitação! Mais desperdício de dinheiro público, mais trânsito para a região, um conjunto soluções que não escutam a população e não respeitam o território! É fundamental que o apoio ao abaixo-assinado aumente: NÃO QUEREMOS O TÚNEL DA SENA MADUREIRA!!! Vamos bater 30 mil assinaturas e ampliar cada vez mais nossa voz, organizando-se com diversos outros movimentos e resistindo aos abusos que a prefeitura tem tentado emplacar na cidade inteira! Para assinar o Abaixo Assinado @SalvemASenaMadureira

Galeria de Fotos das Audiências Públicas, 4 e 8 de Setembro

Imagem
Fotos da Primeira Audiência, 4 de Setembro Começo da Primeira Audiência: Sousa Ramos (a Comunidade) Resiste Chegou a Guarda Civil Metropolitana para cuidar aos Secretários (Cadê as mulheres no cenário? Trás as/os Guardas Civis de esquerda a direita: Milton Persoli (presidente da CET),Sidney Cruz, (Secretário de Habitação) no meio e Marcos Monteiro (Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras) a direita As demandas do público nos seus cartazes! Antes da participação da Vereadora Marina Bragante, ao sentado, à direita: Ricardo Pradas (Assessor do Secretário de Mobilidade e Trânsito da Cidade de São Paulo) Outras participações do Assessor Ricardo Pradas na Primeira Audiência Pública Outros Vídeos da Audiència Pública do 4 de Setembro Fotos da Segunda Audiência, 8 de Setembro Marcos Monteiro: Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Cidade de São Paulo: Muitos de nós hoje prefere muito mais pegar um carro de aplicativo do que pegar ônibus Antes de começar a Audiência Pública, os car...

Demanda Induzida ou Tráfego Induzido

Imagem
  Animação explicando o conceito de Demanda Induzida ou Tráfego Induzido Parte da apresentação do Secretário Marcos Monteiro na Audiência Pública do 8 de Setembro

Nabil Bonduki: O Túnel Não É Solução Para Os Congestionamentos

Imagem
  Há uma razão forte – e óbvia – para que eu seja contra a construção do Túnel da Sena Madureira, na Vila Mariana. Entre vários motivos, existe um bastante simples de entender: porque mais um túnel não vai resolver os problemas de trânsito de São Paulo. Vejam quantos túneis já existem na cidade que ficam engarrafados nos horários de pico. Por isso, sempre fui contra as obras que, além das irregularidades sérias ocorridas na licitação, vão causar um grande impacto ambiental e habitacional na região. Nossa cidade já bateu o recorde de mais de 1.100km de congestionamento. São milhões de carros que, de acordo com um levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), carregam apenas 1,4 passageiro – ou seja, a grande maioria dos motoristas estão sozinhos nos veículos. Entenda isso, prefeito Ricardo Nunes: mais um túnel, mais obras viárias, viadutos ou alargamentos de rua, não vão resolver o problema de mobilidade urbana. O túnel da Juscelino Kubitschek é um exemplo claro de que ...

Marcos Monteiro: Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Cidade de São Paulo: Muitos de nós hoje prefere muito mais pegar um carro de aplicativo do que pegar ônibus

Imagem
  "Muitos de nós hoje prefere muito mais pegar um carro de aplicativo do que pegar ônibus" "um projeto que deveria ter se executado há 20, 30 anos atrás, que não foi executado por diversos problemas." Um desses diversos problemas foi as denúncias de corrupção! (mas Marcos Monteiro prefere não falar disso...) " Obra foi citada em delação da operação Lava Jato. Em 2018, o executivo Dario de Queiroz Galvão Filho afirmou que houve direcionamento na licitação ligada à construção do túnel para que sua empresa saísse vencedora. À época, ele disse que a empreiteira teria doado R$ 1 milhão para o diretório nacional do DEM para garantir o negócio. O partido depois se fundiu com o PSL para formar o hoje União Brasil" Justiça acata pedido do MP e suspende construção de túnel na Sena Madureira "Então, os carros, os carros não vão sumir a curto prazo." Animação explicando que é Demanda Induzida ou Tráfego Induzido, com legendas em português O Secretário M...