A "comemoração" da Prefeitura de São Paulo no Dia das Abelhas 20 de Maio

 

20 de Maio: Dia Mundial Das Abelhas



A gravação e o depoimento são de @thaismauad, que encontrou esse horror enquanto andava pela cidade. Infelizmente assassinar abelhas é procedimento comum em São Paulo. As equipes contratadas pela prefeitura estão cometendo crime ambiental e desrespeitando as normas do manual técnico de poda da própria @prefsp. Abaixo o que está escrito na página 53 desse documento oficial.

Peço desculpas pela demora na explicação e porque o título ficou em cima da legenda. Eu estava em trânsito quando recebi a denúncia e o sangue ferveu...

“8.3. Abelhas e vespas Pertencentes a ordem Hymenoptera as abelhas e vespas são insetos importantes na arborização, pois são essenciais na polinização Algumas espécies são eficientes produtoras de mel Muitas vezes utilizam-se dos ocos ou galhos das árvores para construírem seus ninhos e não causam danos ao exemplar arbóreo, porém sua presença pode dificultar a poda. As abelhas com ferrão pertencem à Subfamilia Apinae (exemplos: abelha-africana, abelhas européias) e as abelhas sem ferrão à Subfamília Meliponinae (exemplos: uruçu, mandaçaia, abelha-jataí, mirim, irapuá-todas nativas). Todas abelhas são importantes e devem ser preservadas no momento de podas e remoções sendo colocadas em caixas especiais para cada espécie Abelhas e vespas com e sem ferrão podem atrapalhar a poda pelo zumbido, alvoroço, enrolar em cabelos e picadas, dependendo das características de cada espécie No momento da avaliação do exemplar arbóreo o responsável técnico deve criteriosamente identif icar a presença desses insetos e, se necessário alguma intervenção, solicitar a remoção dos ninhos e colméias antes da poda, evitandose assim possíveis acidentes, pois a operação com motosserra é um trabalho perigoso Para abelhas sem ferrão é possível realizar a poda sem nenhuma intervenção, porém em caso de remoção da árvore, as abelhas de preferência devem ser retiradas e colocadas em caixas apropriadas ou mantidas nos troncos, preservando assim o ninho para que possam dar continuidade à sua função ecológica Para a remoção das abelhas deve-se contatar o CCZ (Centro de Controles de Zoonoses) pelo telefone: 3397-8928 ou 156.”

@ClaudiaVisoni

Comentários

Páginas mais visitadas

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II

Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, sobre o Projeto do Túnel Sena Madureira: "O Instituto de Engenharia lançou um material com sugestões que serão consideradas durante o processo."