A "Compensação Ambiental" da gestão Ricardo Nunes
Cortar uma árvore centenária e plantar mudas em troca: será que é uma compensação justa? 🌳 Em São Paulo, 172 árvores adultas estão sendo removidas para a obra do túnel da Rua Sena Madureira, e a “compensação” prometida é de 266 mudas, que levarão décadas para atingir o mesmo impacto ambiental. 🌱 A urbanização pode ser mais responsável? Como vocês enxergam essa política de compensação? #paisagismobrasil #paisagismoejardinagem #paisagistas #paisagismo #podcastbrasil #arquiteturapaisagistica ref: Vídeos por Renata Falzoni, G1/globo, Notícias R7, Conexão Planeta, Árvores de São Paulo, Deposit Photos, Images free images, João Garrigó - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS, Cris Faga/Fox Press Photo/Folhapress, Cecília Bastos/USP Imagens, G1, UOL Notícias, Archdaily, Minhas Plantas e Globo
🚧 Com a construção do túnel Sena Madureira, o tema da compensação ambiental voltou ao foco. Quando uma obra impacta o meio ambiente, como a remoção de árvores, a lei exige que o responsável tome medidas para equilibrar os danos causados. Isso é chamado de compensação ambiental e pode incluir o plantio de novas árvores, recuperação de áreas degradadas ou investimentos em preservação. ❓ Mas precisa ser no mesmo lugar? Não necessariamente. A lei permite que a compensação seja feita em outras cidades ou estados. Isso significa que, mesmo com a promessa de plantar novas mudas, a área diretamente afetada nem sempre se beneficia, deixando a comunidade local sem a recuperação ambiental que realmente precisa. 🌳 E as árvores que serão cortadas? Árvores com 50, 100 ou até 150 anos não podem ser substituídas por mudas. Elas fornecem benefícios que levam décadas para serem atingidos, como purificação do ar, sombra e abrigo para a fauna. Cada árvore madura é um patrimônio ambiental que não volta a ser o mesmo com um novo plantio. ❓ E o que aprendemos com outros túneis? O túnel Ayrton Senna sofre com alagamentos e congestionamentos nas saídas. O Maria Maluf facilitou o acesso à Anchieta, mas sobrecarregou a Avenida dos Bandeirantes. Esses exemplos mostram que soluções assim nem sempre resolvem os problemas de mobilidade a longo prazo. 🌳 No caso do túnel Sena Madureira, 172 árvores serão cortadas, e 150 famílias terão que deixar suas casas. Não é só sobre remover pessoas: é preciso ouvir, planejar e garantir que essas famílias tenham opções justas e dignas para reconstruírem suas vidas. 💭 Agora, pense: Vale a pena trocar um pedaço do nosso verde, deslocar famílias e investir R$ 531 milhões em um túnel, quando poderíamos usar esses recursos para melhorar o transporte público e corredores de ônibus? 📢 Deixe sua opinião nos comentários! #ipirangandosp #compensaoambiental #prapensar #reflita #naoaotunel #ipiranga #ipirangasp #bairrodoipiranga #vilamariana #chacaraklabin #vilagumercindo
Comentários
Postar um comentário