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Nunes quer retomar túneis bilionários travados pela Lava Jato em SP

Ricardo Nunes pretende fazer novas licitações para retomar obras de túneis que seriam tocadas por empreiteiras pegas na Lava Jato

São Paulo — O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), prepara para retomar os projetos de dois túneis bilionários que foram paralisados depois que as empreiteiras contratadas pela Prefeitura foram pegas em esquemas de corrupção pela Operação Lava Jato.

Os projetos envolvem o complexo viário Sena Madureira, um túnel que fará a conexão entre a Rua Sena Madureira e a Avenida Domingos de Morais, na Vila Mariana, e o túnel da Avenida Jornalista Roberto Marinho, ligando a via até a Rodovia dos Imigrantes, ambos na zona sul paulistana.

A previsão é que os novos editais para a licitação dessas obras sejam lançados até o fim de setembro. A proposta é que Nunes aproveite parte dos projetos originais das duas obras, elaborados na gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (1993-1996), e faça alguns ajustes para adaptá-lo às atuais demandas da cidade. Com isso, novas construtoras serão contratadas para executar os serviços.

As duas obras tiveram contratos assinados na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), entre 2006 e 2012. No caso do túnel da Sena Madureira, o contrato era com a construtora Queiroz Galvão. Já o túnel da Roberto Marinho era de responsabilidade da Odebrecht (atual Novonor), em consórcio com a Constran.

Após assumir o cargo, em 2013, o então prefeito Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda, não deu ordem de serviço para a execução dos trabalhos — no caso do Roberto Marinho, os primeiros canteiros de obras até já haviam sido instalados.

Ao serem presos na Lava Jato, executivos da Odebrecht confessaram em delação premiada que a empreiteira venceu o contrato por meio de um cartel formado com outras gigantes do setor na capital e mediante pagamento de propina a agentes públicos e caixa dois a políticos.

Em 2020, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) recindiu definitivamente os contratos com as empresas denunciadas. Os processos de rescisão contratual das duas obras não estão definitivamente encerrados e ainda faltam pendências jurídicas a serem finalizadas.

Após consultarem o Tribunal de Contas do Município (TCM), os técnicos da Prefeitura concluíram que não é preciso ter a rescisão final assinada para começar o novo processo licitatório.

Com as necessidades de atualização de projetos, a Prefeitura espera lançar a licitação do túnel Sena Madureira nas próximas semanas. Mas a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras trabalha com o cenário de edital na rua até dezembro. 


Jornal Metrópoles

Projeto Impulsado Pelo Vereador, tentando se reeleger, Aurélio Nomura

O túnel “Complexo Viário Sena Madureira” é questionado por sua [falta de] utilidade e por sua licitação. Caso foi denunciado ao Ministério Público por integrante do Coletivo

Mais uma vez a Prefeitura de São Paulo insiste em executar uma obra rodoviarista, cara, que contraria preceitos urbanísticos básicos, em desacordo com a legislação vigente e cujo histórico de licitação é, no mínimo, questionável e merecedor de escrutínio. É o chamado “Complexo Viário Sena Madureira”, essencialmente, um túnel de duas faixas por sentido, com apenas 500 metros de extensão e um custo estimado de pelo menos meio bilhão de reais, feito para evitar um único semáforo no cruzamento entre as avenidas Sena Madureira e Domingos de Morais.

 

Já comentamos diversas vezes e por diferentes ângulos os problemas do rodoviarismo aquiaquiaquiaquiaquiaqui e aqui. O rodoviarismo e a supremacia do automóvel são uma chaga do século XX que continua dominando o planejamento e os investimentos paulistanos. Esse tipo de intervenção contraria as diretrizes e prioridades estabelecidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo (PDE) e Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Paulo (PlanMob/2015). Neles fica estabelecida a hierarquia das ações do poder público, que devem priorizar a mobilidade ativa e o transporte coletivo sobre o transporte individual motorizado, assim como a diretriz de que o poder público deve desestimular ativamente o uso do carro de passeio em favor da sua substituição pelos modos mais eficientes e sustentáveis de transporte.

1. Origem da contratação

Tomamos conhecimento da obra na audiência pública de 16 de agosto de 2022, organizada para reviver o projeto de túnel exclusivo para automóveis na Sena Madureira, embora os projetos não tenham sido disponibilizados. Marcos Monteiro, Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e Presidente da São Paulo Obras (SP-Obras), apresentou a obra e respondeu aos questionamentos, representando a prefeitura.
Segue em: COMMU denuncia licitação suspeita e obra rodoviarista


Se conhece alguma Rede Social ou link crítico de toda esta destruição, avise nos comentários, por favor



PELA INTERRUPÇÃO DAS OBRAS DO TÚNEL DA SENA MADUREIRA!
Foi protocolado uma representação no Ministério Público de São Paulo para suspender as obras do Complexo Viário Sena Madureira. 

Mais de 200 famílias da Comunidade Sousa Ramos estão em risco de desapropriação, sem consulta prévia ou garantias de proteção.
Foi pedida a imediata interrupção das obras e que o processo seja reavaliado, com participação popular e transparência.

As obras já começaram a causar danos ambientais irreversíveis, removendo árvores e afetando áreas de preservação permanente em plena emergência climática.



Sena Madureira configura um Corredor Verde que está no PLANPAVEL (Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres.) ... como disse nosso colega Z.L, essa obra é o anti-corredor verde
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