O Instituto de Engenharia resolve dúvidas de matemática! Tenho uma dúvida sobre a "neutralidade" do Instituto de Engenharia ao avaliar o Túnel Sena Madureira!




 


O Instituto de Engenharia e o Instituto Mauá de Tecnologia perguntam:




Manifestação do Instituto de Engenharia Referente ao Projeto Complexo Viário Túnel Sena Madureira

Quando eu leio algo sobre o Instituto de Engenharia lembro sempre da Manifestação do Instituto de Engenharia Referente ao Projeto Complexo Viário Túnel Sena Madureira  !

Achei maravilhosa sua descrição sobre o que será necessário fazer como complemento do Complexo Viário Túnel Sena Madureira:

" Tal análise poderá indicar a necessidade da inclusão de outra obra de arte com passagem em desnível, especialmente na proximidade da Rua Vergueiro, para que não haja comprometimento da capacidade de escoamento do tráfego"

Manifestação do Instituto de Engenharia Referente ao Projeto Complexo Viário Túnel Sena Madureira


O que será uma "obra de arte com passagem em desnível"?...Um Túnel ou uma ponte? Que pessoa seria a responsável de fazer essa "obra de arte"? Um artista ou um/a engenheiro/engenheira?

O Instituto de Engenharia diz que o Túnel será a solução mas que, depois, vai ser necessário fazer um outro novo túnel, então: O Complexo Viário Túnel Sena Madureira é a solução? Como avaliam uma solução se depois tem que fazer um outro novo Túnel? (Podemos dizer que não é um novo túnel é: "Uma Obra De Arte Com Passagem Em Desnível"...

Para ilustrar algumas porcentagens que, o Instituto de Engenharia pode usar nas suas aulas no Metrô:

Porcentagens de 750 milhões de Reais (o custo da construção do Complexo Viário Sena Madureira)

  • Um 0,5 % de 750 milhões de Reais = R$  3,75 milhões
  • Um 1% de 750 milhões de reais = R$ 7,5 milhões


O Instituto de Engenharia está sendo favorável à realização de uma grande obra de engenharia que, segundo sua Manifestação necessitará 
"de outra obra de arte com passagem em desnível, especialmente na proximidade da Rua Vergueiro, para que não haja comprometimento da capacidade de escoamento do tráfego."

Isto é, pode estar defendendo interesses da classe profissional, sua isenção é questionável. Estariam dispostos a analisar a solução alternativa?

Será que a pessoa que está no plantão de dúvidas na estação Ana Rosa sabe responder à pergunta:

Ao defender a construção do Complexo Viário Sena Madureira o Instituto de Engenharia é isento? Estariam dispostos a analisar alguma solução alternativa à construção de uma obra de grande porte? (de 750 milhões de Reais)


Algo mais sobre a Manifestação Favorável Do Instituto de Engenharia

Comentários

Páginas mais visitadas

Visitando a Praça Rosa Alves da Silva: Rua Machado de Assis, 523–647, Abaixo Assinado contra a instalação do gramado sintético na quadra de Rugby

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II