O Ocaso Do Transporte Público Em São Paulo (e a construção do Túnel que destrói ainda mais o transporte público)
"Pesquisa Origem e Destino identifica perigosa prevalência do transporte individual sobre o coletivo em São Paulo, o que só traz prejuízos sociais, ambientais e financeiros para todos"
"Em 2023, segundo a OD, o volume de viagens diárias recuou 15,1% em relação a 2017, para 35,661 milhões. Isoladamente, esta queda no número de deslocamentos não é um problema. Uma série de mudanças tecnológicas e comportamentais permite que, na atualidade, não seja preciso sair de casa para ir ao banco, à escola ou fazer compras, por exemplo.""Mas, enquanto a queda geral nas locomoções por si só não é negativa, o fato de a pesquisa ter captado, pela primeira vez em mais de duas décadas, que os deslocamentos por transporte individual (51,2%) superaram os realizados por meio de transporte coletivo (48,8%) deveria alarmar os gestores públicos.""Era questão de tempo, que a pandemia acabou por acelerar. Levantamentos anteriores já detectavam que a utilização do transporte público vinha em declínio. Agora a curva finalmente se inverteu. Porcentualmente, o uso do transporte coletivo recuou 19,8% entre 2017 e 2023; foram 3 milhões de viagens/dia a menos via modais públicos – com destaque para o recuo de 2,6 milhões nas viagens de ônibus –, enquanto os deslocamentos individuais (seja por meio de veículo próprio, táxi ou aplicativo) caíram apenas 0,9%, ou 116 mil viagens/dia.Outro recorte relevante da pesquisa, ao qual os gestores públicos precisam prestar especial atenção, diz respeito à relação deslocamento/renda. Embora a população mais pobre, sem surpresa, se locomova primordialmente via ônibus, trem ou metrô, a utilização do transporte individual cresceu em todas as faixas de rendimento.""Mundo afora, metrópoles populosas e ricas privilegiam o transporte coletivo, o que só traz benefícios tanto para os residentes quanto para os gestores públicos: a população economiza e perde menos tempo em engarrafamentos, enquanto os administradores contribuem com a redução da poluição, o que é cada vez mais necessário em tempos de extremos climáticos, e gastam menos com ações de socorro no trânsito, haja vista a queda no número de acidentes."
O Túnel torna inviável a construção de uma faixa exclusiva de ônibus na Rua Sena Madureira que beneficiaria o transporte público!
Um projeto do atraso, uma cidade entregue às corporações (e às "outras" corporações!)
Comentários
Postar um comentário