Algo muito grave que está acontecendo em nossa cidade, particularmente no bairro em que moro: a Vila Mariana.
No apagar das luzes da atual gestão, em meio às centenas de obras eleitoreiras do atual prefeito, estão deixando "passar uma boiada" muito grave: o túnel da Sena Madureira, com previsão de ir até a Av. Ricardo Jaffet. Esta obra foi embargada em 2011, por problemas no projeto e agora foi desengavetada, em uma ação também eleitoreira do vereador e também candidato Aurélio Nomura (PSD). Já foi assinado o contrato, sem respaldo técnico inclusive da secretaria do meio ambiente), sem licitação e custará aos cofres públicos 575 milhões. Centenas de árvores já começaram a ser removidas e a previsão é de remoção de mais 400 árvores. Remoção de 250 famílias, da comunidade Souza Ramos (perto do supermercado Pastorinho), com oferta de "indenização" de um aluguel social de R$ 400,00 por 6 meses. 😠 E gravíssimo será o impacto ambiental desta obra, no bairro e na cidade, até porque esta obra, se acontecer, também fechará uma nascente (crime ambiental).
Por pressão de várias entidades do bairro e da organização da comunidade Souza Ramos foi marcada pra ontem (1º de outubro) uma audiência na sub-prefeitura da Vila Mariana para que eles "explicassem" a obra. Reservaram uma sala pra 50 pessoas, só que apareceram umas 200 pessoas (eu estava lá). O sub-prefeito (apavorado) quis desmarcar/adiar a sessão, sob protestos. A comunidade do bairro exigiu, então, que ele paralisasse a obra até que a população tomasse pé do que estava previsto. Ele afirmou que não tinha esse poder. Foi remarcada a audiência para esta quinta-feira, dia 3/10 (amanhã), no auditório da Biblioteca Viriato Correa, rua Sena Madureira, 298. As pessoas presentes, indignadas, resolveram sair em passeata até a Sena Madureira, fechando parte da pista em protesto, gritando "Não é brincadeira, contra o túnel da Sena Madureira", entre outras palavras de ordem, como "Fora Nunes" e "Fora Nomura"! ✊🏼 Várias outras pessoas do bairro se incorporaram ao movimento.
Eu, C.M., com outros moradores e moradoras, entidades do bairro chamamos vocês para comparecerem a esta audiência, na quinta-feira, dia 3/10, às 20h (melhor será chegar antes) na Biblioteca Viriato Correa, para que a pressão popular consiga barrar esse projeto (já iniciado) e consigamos impedir mais esse crime ambiental e contra nossa cidadania. Compartilho também um vídeo do Nabil Bonduki falando sobre o absurdo desta obra.
Muito obrigada pela paciência na leitura. Vamos nos mobilizar pelo nosso futuro! Pela nossa vida! 🌳🌳
Comentários
Postar um comentário