Conhecer ao Fediverso, uma alternativa a Instagram e outras redes sociais das "Big Techs" (e aliadas do Trump e a extrema-direita)
No Foro de Teresina de 6 de Fevereiro informam sobre as regras de impulsionamento que regirão nas eleições presidenciais! Não seria mais coerente sair dessas redes sociais ou ao menos agir para que essas redes não sejam hegemônicas?
Explicação sobre que é o Fediverso e como abrir uma conta em Mastodon.
"O termo “Fediverso” é uma junção das palavras “Federação” e “Universo”. Em essência, representa um conjunto de redes sociais e plataformas descentralizadas que operam em conjunto através de protocolos e padrões abertos. Essa interoperabilidade é o que permite que usuários de diferentes plataformas dentro do Fediverso possam interagir e se conectar uns com os outros, apesar de estarem em instâncias separadas."Instâncias
No Fediverso, cada plataforma é chamada de “instância”. Cada instância é executada por uma comunidade ou grupo de pessoas que compartilham interesses comuns. Essas instâncias podem ter suas próprias regras e políticas de moderação, o que significa que os usuários têm mais controle sobre o ambiente em que desejam participar.Federar e Seguir
Quando um usuário se inscreve em uma instância específica, ele pode se conectar e interagir com outros usuários dessa mesma instância. No entanto, a verdadeira magia acontece quando os usuários decidem “seguir” perfis em outras instâncias. Isso é possível graças aos protocolos abertos, que permitem a interação entre diferentes instâncias. Portanto, mesmo que dois usuários estejam em instâncias distintas, eles podem interagir como se estivessem na mesma plataforma.""Principais Plataformas do Fediverso
Existem várias plataformas e redes sociais que fazem parte do Fediverso, e cada uma delas tem suas próprias particularidades."Mastodon
Provavelmente a plataforma mais conhecida do Fediverso, o Mastodon é uma rede de microblogging que lembra o Twitter em termos de funcionalidade. Os usuários podem escrever postagens curtas (também conhecidas como “toots”), seguir outros usuários e interagir com eles, tudo isso em uma interface semelhante à do Twitter."
Para abrir uma conta em alguma instância do Mastodon:
-
-
-
- Escolher alguma instância para abrir uma conta, por exemplo alguma das que aparecem listadas nessa página
- Verificar se essa Instância está aberta para registrar novas contas, por exemplo:
-
- Na primeira Instância da lista: Organica.social na parte final diz:
ORGANICA.SOCIALAdmin: @organicaConcentra 53,9% das contas ativas no Mastodon BR este mês.Originou 23,0% dos posts no Mastodon BR este mês.
Esta instância está ABERTA para novos usuários.
Uma plataforma livre de algoritmos tóxicos, anúncios e exploração de dados. A Orgânica está hospedada no Brasil.
- Em Outras Instâncias esclarecem:
BOLHA.ONEAdmin: @cadusilvaConcentra 2,76% das contas ativas no Mastodon BR este mês.Originou 16,9% dos posts no Mastodon BR este mês. Além disso, seu total de mensagens semanais cresceu mais de 40% neste mês.
Esta instância estava FECHADA para novos usuários, em nosso acesso mais recente.
A Bolhinha é uma comunidade moderada do Mastodon sem tema específico, voltada para falantes de português.
- Na primeira Instância da lista: Organica.social na parte final diz:
- Ao clicar em aceitar preencha o formulário com seus dados básicos! Seguindo com o exemplo de Organica.Social quando ingressar nessa página encontrará na parte esquerda:
-
-
-
- Pressionando em Criar Conta, acesse e leia as regras básicas. Caso esteja de acordo pressionar aceitar:
-

-
-
-
-
Uma Recomendação: Não coloque seu nome e sobrenome verdadeiro como usuária/usuário, utilize um apelido ou codinome, que não identifique você é importante para preservar sua privacidade! Após de preencher com seus dados pressione em "Criar Conta" Pronto! seu registro no Mastodon já está feito.- Depois verificar na caixa de entrada do e-mail informado se a conta foi confirmada! Se não recebeu a confirmação verifique na caixa de spam. Sugere-se que os novos usuários façam uma apresentação caso desejem ser seguidos ou queiram conhecer outras pessoas, mas vamos deixar esse assunto para uma próxima conversa!
-
-
Se registrou uma conta em Organica.social seu endereço será: @nomedeusuario@organica.social Se abriu sua conta em outra Instância o endereço será: @NomedeUsuario@outra.instancia (substituir outra.instancia pela instância escolhida) (Observar que há também um @ no começo sendo que no endereço de e-mail aparece apenas o @ no meio: Nomedeusuario@Gmail.com, ou Nomedeusuario@Yahoo.com Tal como nos e-mails, pessoas em diferentes instâncias podem se comunicar assim como uma pessoa com conta no gmail pode se comunicar com outra, com conta no Yahoo e vice-versa. As mensagens enviadas através da plataforma Mastodon se chamam Toots (assim como as mensagens enviadas através de X/Twitter se chamam tuits) Criei uma conta para administrar os bate-papos em Organica.social a minha conta é : Ed_NaoAoTunel se registraram uma conta em organica.social colocando @Ed_NaoAoTunel na caixa para enviar Toots estarão me enviando uma mensagem Se a abrirem em outra instância tem que colocar o endereço completo:

A caixa para enviar Toots
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participa, nesta terça-feira (3), do 1º WebSocialBR – Fórum do Fediverso Brasileiro, que reúne em Brasília especialistas, pesquisadores, representantes do governo federal e iniciativas nacionais e internacionais dedicadas às redes sociais descentralizadas, também conhecidas como Web Social Aberta. O evento ocorre em formato híbrido e tem inscrições abertas ao público.A programação destaca experiências brasileiras relacionadas ao Fediverso, entre elas a instância social.museus.gov.br, mantida pelo Ibram, e a Brasiliana Museus, ambas desenvolvidas como parte da estratégia institucional de preservação digital e ampliação do acesso aos acervos museológicos na web.
Durante o fórum, o Ibram realiza o lançamento oficial do “Guia de Entrada para o Fediverso”, cartilha digital que apresenta, de maneira clara e acessível, conceitos fundamentais sobre redes sociais descentralizadas, padrões abertos, modelos de gestão e possibilidades de uso por instituições culturais. O guia será disponibilizado ao final desta matéria para downloa

Comentários
Postar um comentário