Falta de preparo da Prefeitura para lidar com emergências climáticas

 

O ciclone extratropical que está passando por São Paulo desde terça-feira (09/12) escancara, mais uma vez, a falta de preparo da Prefeitura para lidar com emergências climáticas. Nesta quarta-feira, tivemos rajadas de ventos de quase 100 km/h, mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas pela queda de energia, que atingiu 23% da capital – incluindo residências, comércios, hospitais e até o aeroporto de Congonhas. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 500 chamados por quedas de árvores, além dos pontos de alagamento. Estamos vivendo um caos!

Não controlamos eventos extremos, mas podemos construir cidades capazes de enfrentá-los. Por ser uma situação grave e recorrente, convidei o botânico Ricardo Cardim para o meu videocast “Pod Isso, Nabil?”. O episódio completo vai ao ar no início de 2026, mas, diante da situação atual, destaquei um trecho em que ele fala sobre a degradação do verde na cidade.

Cardim alerta que muitas árvores de São Paulo estão doentes, ocas e mal cuidadas. Falta planejamento, falta diagnóstico, falta manutenção. Em vez de tratar, a Prefeitura corta. Não há uma avaliação periódica para detectar raízes sufocadas por cimento, assim como para identificar cupins, fungos ou riscos estruturais.

Veja uma pequena parte da análise de Cardim sobre essa questão.

#ricardocardim #árvoresemsãopaulo #arborização #cidadedesp #meioambiente #nabilbonduki

@nabil_bonduki

Comentários

Páginas mais visitadas

Visitando a Praça Rosa Alves da Silva: Rua Machado de Assis, 523–647, Abaixo Assinado contra a instalação do gramado sintético na quadra de Rugby

Subprefeito da Vila Mariana, Rafael Minatogawa, 8 equipes de 10 pessoas, 80 funcionárias/funcionários "cuidando" das árvores na subprefeitura...Uma árvore caiu dentro da subprefeitura!