O Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras : Marcos Monteiro e a Demanda Induzida

 

O Que É Demanda Induzida?


Marcos Monteiro em Entrevista ao Diário do Comércio

"Sei que existe o discurso de que essa obra é rodoviarista, mas temos a obrigação de melhorar gargalos. O transporte público vem sendo melhorado, mas daí para uma pessoa deixar o carro em casa e mudar o modal de transporte é um processo, uma mudança cultural que precisa de tempo."

Monteiro: ‘não há alternativa, o túnel é a melhor opção para a Sena Madureira’


Até o Instituto de Engenharia diz que o Túnel vai gerar mais tráfego (a demanda induzida), e o faz com uma metáfora maravilhosa!!

"É necessário um estudo de carregamento e simulação dos novos fluxos de tráfego para toda a região afetada pela introdução dos túneis, definindo um plano de circulação, segurança de pedestres, prioridade para os transportes coletivos, novas regulamentações e controle de fluxos de tráfego. Tal análise poderá indicar a necessidade da inclusão de outra obra de arte com passagem em desnível, especialmente na proximidade da Rua Vergueiro, para que não haja comprometimento da capacidade de escoamento do tráfego."

Manifestação do Instituto de Engenharia Referente ao Projeto Complexo Viário Túnel Sena Madureira


Vai ser necessário outra "Obra de Arte Com Passagem Em Desnível" se o fluxo de tráfego aumenta...(Que é uma "Obra de Arte Com Passagem Em Desnível"?...Um Túnel?)

O Secretário Marcos Monteiro apresentou essa simulação dos novos fluxos de tráfego?

No artigo não aparece, sim aparece o custo da obra: 


O valor de referência da obra agora é de R$ 748 milhões. Esse é o valor de planilha, sem descontos, e a expectativa é de que, com a licitação, ele caia um pouco.  

Será o mesmo cálculo que Marcos Monteiro faz para as Obras Emergenciais?


Em geral os valores das obras aumentam, não caem! Aparecem os famosos "penduricalhos" assim que se começamos com 748 milhões, quanto será o custo final da obra?
Vale a Pena?

Mais Sobre Demanda Induzida ou Tráfego Induzido


"Há um problema muito mais profundo do que a forma como as vias são construídas e geridas. É a questão de por que ainda construímos ruas, em primeiro lugar. A simples verdade é que a construção de mais ruas e ampliação das ruas existentes, quase sempre motivadas pela preocupação com o tráfego, não faz nada para reduzir o tráfego. No longo prazo, na verdade, aumenta o tráfego. Esta revelação é tão contra-intuitiva que vale a pena repetir: a adição de faixas torna o trânsito pior.

Este paradoxo foi imaginado, já em 1942 por Robert Moses, que percebeu que as vias que ele construiu em Nova York, em 1939, estavam de alguma forma gerando maiores problemas de trânsito do que os que existiam anteriormente.

Desde então, o fenômeno tem sido bem documentado, principalmente em 1989, quando a Associação dos Governos do Sul da Califórnia concluiu que medidas para ajudar o trânsito, sejam elas o acréscimo de pistas, ou mesmo a criação de vias de dois andares, não teria mais do que um efeito cosmético nos problemas do trânsito de Los Angeles. O melhor que se poderia oferecer era dizer às pessoas para trabalhar mais perto de casa, o que é precisamente o que a construção de vias expressas tenta evitar.

Porque a construção de mais vias não alivia os congestionamentos


"As viagens induzidas são um fato científico bem estabelecido: qualquer aumento na capacidade das vias em uma área metropolitana provavelmente produzirá um aumento proporcional na quilometragem percorrida pelos veículos.

Os defensores das rodovias gostam de fingir que mais capacidade melhora a mobilidade, mas, na melhor das hipóteses, isso é uma ilusão de curta duração. Mais mobilidade gera mais viagens, espraiamento urbano e custos.

Em teoria, os planejadores de rodovias poderiam modelar viagens induzidas com precisão; mas o fato é que eles ignoram, negam ou subestimam sistematicamente os efeitos da demanda induzida. "

Caos Planejado

Já que falaram com Marcos Monteiro poderiam ter perguntado sobre as acusações do Ministério Público ao Secretário Monteiro!

MP acusa secretário de Nunes de aplicar sobrepreço em obra emergencial


Marcos Monteiro não falou nada novo, ele quer fazer o Túnel, só isso (e o Diário do Comércio segue com artigos favoráveis ao Tùnel...Por que $erá?

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