Abaixo Assinado: Garantir a permanência da patinação e do skate na Marquise do Ibirapuera


O problema

A patinação tem sua história entrelaçada com a Marquise do Ibirapuera. Ao longo de anos, testemunhamos o impacto transformador desse espaço na vida de inúmeras pessoas: crianças dando seus primeiros passos sob o sol brilhante de São Paulo e até atletas que tiveram a honra de representar o Brasil em competições internacionais. A Marquise é mais do que apenas um local físico—é um santuário para os apaixonados pelo esporte, uma escola de vida que ajudou a moldar carreiras, valores e comunidades inteiras.

Infelizmente, o futuro desse espaço vital está em perigo. A ameaça de perder sua essência como ponto de encontro para skatistas e patinadores e ser tomado pelo interesse comercial é real e preocupante. Este recinto não é apenas concreto e aço; é impregnado de memória, resiliência e a alegria de praticar esportes em um ambiente seguro e inclusivo.

Sob o pretexto de risco do convívio das atividades de rodas com os pedestres e frequentadores; querem reprimir nosso esporte e lazer. Em anos de convívio da patinação e skate na Marquise do Ibirapuera não há registros de acidentes ou eventos negativos que justifiquem proibir ou frear nossas modalidades em ilhas dentro da Marquise.

O convívio do patins, skate e demais atividades pre existentes na Marquise com os pedestres e frequentadores sempre foi harmonioso e um fator de soma cultural ao cidadão paulistano.

Reconhecer o valor histórico, esportivo, social e cultural desse espaço público é crucial para assegurar o direito ao esporte e ao uso democrático desse patrimônio coletivo. Incentivar a manutenção e preservação de atividades como patinação e skate é promover a saúde, a inclusão, e o desenvolvimento social, beneficiando inúmeras gerações futuras.

A Associação Rolling (CNPJ 52.639.569/0001-03) atua com a patinação sob a forma de clube esportivo com atletas campeões Paulista e Brasileiros, promove atividades esportivo culturais na cidade e se  neste momento se empenha em defender este legado.

Precisamos de total apoio para que este trecho especial do Parque Ibirapuera continue a ser um farol de inspiração e lar para praticantes de esportes urbanos de todas as idades.

Solicitamos à administração pública que não apenas reconheça a importância deste espaço, mas que se comprometa a preservá-lo em sua forma original, respeitando e promovendo seus usos diversos. Ao garantir a permanência das atividades de patinação e skate na Marquise do Ibirapuera, estamos assegurando que o espírito de comunidades inteiras continue vivo e vibrante.

Acreditamos na Marquise Livre, com acesso em sua totalidade pelos praticantes do patins e skate.

Nos predispomos a respeitar áreas determinadas na ocasião de eventos pontuais; mas somos contra a proibição ou a determinação de espaços limitados pro lazer livre e democrático que o Parque exige.

Não ao uso comercial indiscriminado e a restrição ao uso democrático do espaço.

Contamos com a sua assinatura para proteger e celebrar um espaço que é de todos nós. Assine essa petição e ajude a preservar a Marquise do Ibirapuera como um marco de cultura e esporte no coração de São Paulo.

Para Assinar O Abaixo Assinado

Comentários

Páginas mais visitadas

Visitando a Praça Rosa Alves da Silva: Rua Machado de Assis, 523–647, Abaixo Assinado contra a instalação do gramado sintético na quadra de Rugby

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II