Algumas falas do Secretário Municipal de Mudanças Climáticas de São Paulo, José Renato Nalini no Roda Viva do 17 de Março
Um comentário enviado por Roberto através de nosso grupo em Whatsapp:
Obviamente o túnel não vai descarbonizar nada: o trecho vai voltar a ser congestionado rapidamente depois da obra, e pra piorar a fumaça gerada pelos carros vai ficar dentro do túnel, que vai precisar de um sistema de exaustores consumindo energia elétrica pra tirar a fumaça de dentro do túnel e soltar na atmosfera como já é atualmente. Então vai continuar tendo emissões com um custo adicional de energia pra retirar de dentro do túnel.Sobre isso, eu encontrei uma matéria da Veja São Paulo sobre o túnel Cidade Jardim, algum tempo depois da inauguração.
Acho esse artigo extremamente relevante pois o túnel era semelhante: tinha como principal objetivo pular um farol (cruzamento da Cidade Jardim com a Faria Lima). O resultado: o trânsito ficou igual e ainda matou os comércios da região.Alguns parágrafos do artigo recomendado:
Avenida Cidade Jardim vai para o buraco O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela
Por Edison Veiga Atualizado em 5 dez 2016, 19h21 - Publicado em 18 set 2009, 20h36
Quando a então prefeita Marta Suplicy inaugurou o Túnel Max Feffer, às vésperas das eleições municipais de 2004, imaginava-se que o problema dos congestionamentos no encontro das avenidas Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima seria, se não resolvido, ao menos amenizado. Não aconteceu nada disso. Os congestionamentos foram simplesmente transferidos para a passagem subterrânea. “De uma forma geral, a situação é a mesma”, afirma Roberto Scaringella, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). “Quando se pensa na questão do trânsito, o projeto é deficiente.” Na parte de cima, porém, a média de carros que trafega por lá caiu de 5 000 para 1 440 por hora. Os comerciantes instalados na avenida perderam consumidores. “Nós precisamos dos motoristas que estão de passagem, vêem nossas lojas e decidem parar”, diz o empresário Jorge Henrique Baker, que vende equipamentos esportivos. “Antes, eu tinha nove clientes por dia. Agora, tenho dois.”
Os números comprovam a decadência da Cidade Jardim. Três anos atrás, havia apenas três imóveis anunciados para locação ou venda na via. Atualmente, são onze com placa na fachada – um aumento de 260%. “Só na avenida, tínhamos 58 pontos comerciais”, compara Fabio Saboya, diretor da ONG Boulevard Cidade Jardim. “Vinte e seis fecharam ou se mudaram.” Resultado: dos 2 000 empregos diretos gerados pelo comércio da região – incluindo as ruas vizinhas Mário Ferraz e Artur Ramos –, restam 700. “O movimento da minha loja caiu 80% e tive de dispensar cinco funcionários nos últimos anos”, afirma Sônia Caribé Ribeiro, dona de uma butique.
Alguns comentários enviados ao nosso grupo em Whatsapp:
Mas aqui ele traz fatos reais mesmo, São Paulo tem mais área verde do que o tamanho da cidade de Paris (dane-se essa ref) e que a maior parte dos chamados na SVMA é para arrancar árvores =/Aqui a problemática ele deixa pro final, a questão de impor a Enel podas corretas. Coisa que esse governo não vai enfrentar os empresários
São Paulo tem 15x o tamanho de Paris, é bom lembrar.
Em Paris, de 10.540ha, 3.288ha são verdes (31%).Se São Paulo tem 15 vezes o tamanho de Paris e tem uma Paris verde, SP tem 6% do território verde.
Ou seja, 5 vezes pior que Paris.Comparar valor absoluto de SP com qualquer outra cidade do mundo é um dos golpes mais fáceis de dar.
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