Nabil Bonduki: Cadê a defesa civil?
Trago aqui, em caráter de urgência, mais uma denúncia sobre as obras do Túnel Sena Madureira. A Prefeitura insiste em sua construção, mas nem do terreno consegue cuidar: o plástico, que supostamente deveria proteger a área desmatada, está rasgado, o solo apresenta erosão preocupante e há um grande risco de desabamento sobre a comunidade Souza Ramos.
Enquanto discutimos a pertinência dessa intervenção, o mínimo que a Prefeitura deve fazer é proteger o terreno que deixou exposto e garantir a segurança das famílias que moram na região.
Sou contra essa obra desde o início. Além de contrariar todas as boas práticas necessárias para o enfrentamento da emergência climática, houve o desmatamento de centenas de árvores – e o túnel não trará solução para o trânsito da região. Assim como outros túneis na cidade continuam congestionados.
É uma intervenção cara e ineficaz. São mais de R$ 600 milhões que poderiam ser investidos em melhorias para a mobilidade urbana, como a ampliação da frota de ônibus, criação de novas linhas, melhor manutenção dos veículos para dar qualidade e conforto aos passageiros, além de maior investimento na expansão e melhoria das linhas de metrô.
Já existem diversas ações no Ministério Público questionando a construção desse túnel, e seguiremos atuando para que ele não seja implantado. É uma obra de custo altíssimo e benefícios muito limitados, que representa um retrocesso em termos ambientais, sociais e de planejamento urbano.
É urgente que a Defesa Civil intervenha para garantir a segurança da população e proteger a área antes que uma tragédia aconteça.#senamadureira #comunidadesouzaramos #naoaotunel #mobilidade #nabilbonduki
Comentários
Postar um comentário