Sobre Tráfego Induzido e 24 horas de barulho e poluição


Tráfego Induzido: Mais Pistas Atraem Mais Carros

Com farta literatura internacional demostrando que quanto mais espaço para carro, mais carros e o congestinamento fica pior. Esse é um dos senões da obra ultrapassada do inútil túnel na rua Sena Madureira.Não Ao Túnel

@SalvemASenaMadureira


Animação sobre Demanda Induzida ou Trâfego Induzido (legendas em português)



 

Tráfego É 24 Horas de Barulho e Poluição

Túneis trazem poluição, trânsito e muita sujeira no ar que entra nos apartamentos e casas.

Dificulta a locomoção, mata o comércio e desvaloriza a região

@SalvemASenaMadureira



Nada disso se fala nos artigos a favor do Túnel: Por que $erá?


Sobre os comércios perto de um túnel:

"Avenida Cidade Jardim vai para o buraco

O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela

Por Edison Veiga Atualizado em 5 dez 2016, 19h21 - Publicado em 18 set 2009, 20h36

Quando a então prefeita Marta Suplicy inaugurou o Túnel Max Feffer, às vésperas das eleições municipais de 2004, imaginava-se que o problema dos congestionamentos no encontro das avenidas Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima seria, se não resolvido, ao menos amenizado. Não aconteceu nada disso. Os congestionamentos foram simplesmente transferidos para a passagem subterrânea. “De uma forma geral, a situação é a mesma”, afirma Roberto Scaringella, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). “Quando se pensa na questão do trânsito, o projeto é deficiente.” Na parte de cima, porém, a média de carros que trafega por lá caiu de 5 000 para 1 440 por hora. Os comerciantes instalados na avenida perderam consumidores. “Nós precisamos dos motoristas que estão de passagem, vêem nossas lojas e decidem parar”, diz o empresário Jorge Henrique Baker, que vende equipamentos esportivos. “Antes, eu tinha nove clientes por dia. Agora, tenho dois.”

Os números comprovam a decadência da Cidade Jardim. Três anos atrás, havia apenas três imóveis anunciados para locação ou venda na via. Atualmente, são onze com placa na fachada – um aumento de 260%. “Só na avenida, tínhamos 58 pontos comerciais”, compara Fabio Saboya, diretor da ONG Boulevard Cidade Jardim. “Vinte e seis fecharam ou se mudaram.” Resultado: dos 2 000 empregos diretos gerados pelo comércio da região – incluindo as ruas vizinhas Mário Ferraz e Artur Ramos –, restam 700. “O movimento da minha loja caiu 80% e tive de dispensar cinco funcionários nos últimos anos”, afirma Sônia Caribé Ribeiro, dona de uma butique."

Vejinha São Paulo: Avenida Cidade Jardim vai para o buraco

O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela

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