Sobre Tráfego Induzido e 24 horas de barulho e poluição
Tráfego Induzido: Mais Pistas Atraem Mais Carros Com farta literatura internacional demostrando que quanto mais espaço para carro, mais carros e o congestinamento fica pior. Esse é um dos senões da obra ultrapassada do inútil túnel na rua Sena Madureira.Não Ao Túnel
Animação sobre Demanda Induzida ou Trâfego Induzido (legendas em português)
Tráfego É 24 Horas de Barulho e PoluiçãoTúneis trazem poluição, trânsito e muita sujeira no ar que entra nos apartamentos e casas.
Dificulta a locomoção, mata o comércio e desvaloriza a região
"Avenida Cidade Jardim vai para o buraco
O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela
Por Edison Veiga Atualizado em 5 dez 2016, 19h21 - Publicado em 18 set 2009, 20h36
Quando a então prefeita Marta Suplicy inaugurou o Túnel Max Feffer, às vésperas das eleições municipais de 2004, imaginava-se que o problema dos congestionamentos no encontro das avenidas Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima seria, se não resolvido, ao menos amenizado. Não aconteceu nada disso. Os congestionamentos foram simplesmente transferidos para a passagem subterrânea. “De uma forma geral, a situação é a mesma”, afirma Roberto Scaringella, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). “Quando se pensa na questão do trânsito, o projeto é deficiente.” Na parte de cima, porém, a média de carros que trafega por lá caiu de 5 000 para 1 440 por hora. Os comerciantes instalados na avenida perderam consumidores. “Nós precisamos dos motoristas que estão de passagem, vêem nossas lojas e decidem parar”, diz o empresário Jorge Henrique Baker, que vende equipamentos esportivos. “Antes, eu tinha nove clientes por dia. Agora, tenho dois.”
Os números comprovam a decadência da Cidade Jardim. Três anos atrás, havia apenas três imóveis anunciados para locação ou venda na via. Atualmente, são onze com placa na fachada – um aumento de 260%. “Só na avenida, tínhamos 58 pontos comerciais”, compara Fabio Saboya, diretor da ONG Boulevard Cidade Jardim. “Vinte e seis fecharam ou se mudaram.” Resultado: dos 2 000 empregos diretos gerados pelo comércio da região – incluindo as ruas vizinhas Mário Ferraz e Artur Ramos –, restam 700. “O movimento da minha loja caiu 80% e tive de dispensar cinco funcionários nos últimos anos”, afirma Sônia Caribé Ribeiro, dona de uma butique."Vejinha São Paulo: Avenida Cidade Jardim vai para o buraco
O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela


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