Marcos Monteiro: Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da Cidade de São Paulo: Muitos de nós hoje prefere muito mais pegar um carro de aplicativo do que pegar ônibus
"Muitos de nós hoje prefere muito mais pegar um carro de aplicativo do que pegar ônibus"
"um projeto que deveria ter se executado há 20, 30 anos atrás, que não foi executado por diversos problemas."
Um desses diversos problemas foi as denúncias de corrupção! (mas Marcos Monteiro prefere não falar disso...)
"Obra foi citada em delação da operação Lava Jato. Em 2018, o executivo Dario de Queiroz Galvão Filho afirmou que houve direcionamento na licitação ligada à construção do túnel para que sua empresa saísse vencedora. À época, ele disse que a empreiteira teria doado R$ 1 milhão para o diretório nacional do DEM para garantir o negócio. O partido depois se fundiu com o PSL para formar o hoje União Brasil"Justiça acata pedido do MP e suspende construção de túnel na Sena Madureira
"Então, os carros, os carros não vão sumir a curto prazo."
Animação explicando que é Demanda Induzida ou Tráfego Induzido, com legendas em português
"Há um problema muito mais profundo do que a forma como as vias são construídas e geridas. É a questão de por que ainda construímos ruas, em primeiro lugar. A simples verdade é que a construção de mais ruas e ampliação das ruas existentes, quase sempre motivadas pela preocupação com o tráfego, não faz nada para reduzir o tráfego. No longo prazo, na verdade, aumenta o tráfego. Esta revelação é tão contra-intuitiva que vale a pena repetir: a adição de faixas torna o trânsito pior.Este paradoxo foi imaginado, já em 1942 por Robert Moses, que percebeu que as vias que ele construiu em Nova York, em 1939, estavam de alguma forma gerando maiores problemas de trânsito do que os que existiam anteriormente.
Desde então, o fenômeno tem sido bem documentado, principalmente em 1989, quando a Associação dos Governos do Sul da Califórnia concluiu que medidas para ajudar o trânsito, sejam elas o acréscimo de pistas, ou mesmo a criação de vias de dois andares, não teria mais do que um efeito cosmético nos problemas do trânsito de Los Angeles. O melhor que se poderia oferecer era dizer às pessoas para trabalhar mais perto de casa, o que é precisamente o que a construção de vias expressas tenta evitar.
Porque a construção de mais vias não alivia os congestionamentos
"As viagens induzidas são um fato científico bem estabelecido: qualquer aumento na capacidade das vias em uma área metropolitana provavelmente produzirá um aumento proporcional na quilometragem percorrida pelos veículos.Os defensores das rodovias gostam de fingir que mais capacidade melhora a mobilidade, mas, na melhor das hipóteses, isso é uma ilusão de curta duração. Mais mobilidade gera mais viagens, espraiamento urbano e custos.
Em teoria, os planejadores de rodovias poderiam modelar viagens induzidas com precisão; mas o fato é que eles ignoram, negam ou subestimam sistematicamente os efeitos da demanda induzida. "
A más carriles, más tráfico
Cuanto más rápido nos lleve una vialidad a nuestro destino, más transitada será por muchos otros conductores que buscan lo mismo. Aumentar los carriles en cualquier infraestructura vial provocará que la misma comience a ser más usada por otros automovilistas.
Quizá funciona en un inicio y, efectivamente, reduzcas tu tiempo atascado en el tránsito durante unos días, pero, conforme pasen las semanas, los meses y los años, los nuevos carriles que se hayan construido estarán igual o más congestionados que lo que ya estaba ese tramo desde antes de hacerlos.
En resumen: construir más carriles de tránsito significa atraer a más automovilistas a la vía; más automovilistas genera igual o mayor tráfico que el que se buscaba reducir.Demanda Inducida, más carriles no reducen el tráfico vehicular
Mas Marcos Monteiro já sabe disso, pare ele o modelo de mobilidade urbana passa pelo uso de carros de aplicativos!
O Secretário Marcos Monteiro não sabe o que aconteceu com o túnel na Avenida Cidade Jardim?
Avenida Cidade Jardim vai para o buraco
O congestionamento não diminuiu com abertura do túnel, e as lojas perderam clientela
Mais na apresentação de Rafael Calábria na Audiència Pública

É mentira que não tem alternativa viária ao túnel, existe a Avenida dos Bandeirantes.
ResponderExcluir