O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou, na tarde desta terça-feira, 20, uma mesa técnica referente à nova licitação do Túnel Sena Madureira.

 

"A reunião foi presidida pelo Vice-Presidente do TCMSP e relator da matéria, Conselheiro Ricardo Torres, e contou com a abertura conduzida pelo Presidente da Corte, Conselheiro Domingos Dissei.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro; o Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ashiuchi; o Secretário Municipal de Habitação (SEHAB), Sidney Cruz; o Subprefeito da Vila Mariana, Rafael Minatogawa; e o Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Milton Persoli, entre outras autoridades.

O Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, iniciou a reunião apresentando os avanços do projeto do Túnel Sena Madureira, após decisão de nova licitação.

O projeto atualizado prevê a melhoria da mobilidade urbana na região da Vila Mariana, especialmente no cruzamento da Rua Sena Madureira com a Avenida Domingos de Moraes, ponto crítico de congestionamento. A obra facilitará o acesso entre bairros como Ipiranga, Itaim, Morumbi e Saúde.

Entre os principais pontos debatidos, a questão ambiental ganhou destaque. O Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Rodrigo Ashiuchi, ressaltou que a licença ambiental foi concedida em 2024, válida por dois anos, e que a revisão do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) reduziu o número de árvores a serem removidas. Além disso, árvores adicionais serão preservadas e algumas serão transplantadas. Ele também reforçou que estudos técnicos confirmaram a inexistência de nascentes de água na área e anunciou a criação de um inventário arbóreo da cidade, que mapeará 650 mil árvores em logradouros públicos.

Do ponto de vista da mobilidade, o plano foi detalhado pelo presidente da CET, Milton Persoli, que informou haver cerca de 83 mil veículos circulando diariamente pelo cruzamento em questão. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está elaborando estudos para os desvios de tráfego durante as obras. O túnel, quando concluído, permitirá a redistribuição dos volumes de veículos e a redução dos congestionamentos.

O Secretário Municipal de Habitação (SEHAB), Sidney Cruz, explicou que há duas comunidades impactadas – Souza Ramos, com 103 moradias, e Luiz Alves, com 63 moradias – e que vem sendo realizado um diálogo permanente com as famílias para garantir segurança e acompanhamento social."

Tribunal de Contas do Município de São Paulo


Eles não desistem, nós também não! NÃO AO TÚNEL SENA MADUREIRA!!! Lembremos do Marcos Monteiro:Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB):

"O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) acusou o secretário Marcos Monteiro (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) e um engenheiro do órgão de praticarem sobrepreço e fabricarem uma situação de emergência para contratar, por R$ 14,7 milhões, a construtura BBC Construções e Empreendimentos, sem licitação.

Esta é a primeira ação de improbidade administrativa relacionada às obras emergenciais contratadas pela Prefeitura de São Paulo durante o primeiro mandato do prefeito Ricardo Nunes (MDB)".

"De acordo com o MP-SP houve sobrepreço no BDI (Bonificação e Despesas Indiretas) da obra, o que elevou os custos para o município. A sigla BDI se refere aos custos indiretos do contrato, como mão de obra, equipamentos e o lucro da empreiteira.

"Reportagem do UOL publicada em março do ano passado revelou que, entre 2021 e 2024, a Prefeitura de São Paulo gastou R$ 5 bilhões para contratar mais de 300 obras em regime de emergência, sem licitação. Em mais de 70% desses contratos, havia indícios de combinação entre as empresas convidadas a fazer propostas.

Em nota, a Siurb disse que "as contratações emergenciais são respaldadas exclusivamente por critérios técnicos e avaliações de risco iminente à vida dos munícipes ou risco de colapso de estruturas".

MP acusa secretário de Nunes de aplicar sobrepreço em obra emergencial


Sobre Marcos Monteiro no blog

Comentários

Páginas mais visitadas

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II

Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, sobre o Projeto do Túnel Sena Madureira: "O Instituto de Engenharia lançou um material com sugestões que serão consideradas durante o processo."