Pela criação de uma CPI para investigar o que aconteceu com a aplicação das regras do Plano Diretor e combater as irregularidades nas HIS e HMP.

 

O custo da moradia pesa cada vez mais no orçamento das famílias, seja para a compra ou o aluguel de um imóvel. Para os jovens que estão começando a vida independente, sair da casa dos pais se tornou um desafio ainda maior. A renda dos últimos anos não acompanhou o crescimento dos preços dos imóveis, tornando o acesso à moradia de qualidade cada vez mais difícil.

Mas o poder público pode tomar medidas para melhorar essa situação. Diversas cidades ao redor do mundo implementaram regras para incentivar a produção de moradias voltadas a quem ganha menos. Essas medidas podem ser baseadas em exigências urbanísticas, incentivos fiscais ou contrapartidas para o setor imobiliário.

Em São Paulo, fizemos isso em 2014, com a aprovação do Plano Diretor na gestão Haddad. Criamos as Habitações de Interesse Social (HIS) e as Habitações de Mercado Popular (HMP), que deveriam garantir moradia digna para a população de baixa e média renda.

O problema é que, ao longo dos anos, a implementação dessa política foi negligenciada. As gestões da prefeitura não fizeram qualquer verificação séria sobre o que as empresas estavam realmente construindo e para quem essas unidades estavam sendo destinadas.

O resultado? Um instrumento que deveria ampliar o acesso à moradia se tornou uma brecha para grandes investidores comprarem inúmeras unidades com descontos, revendendo ou alugando por valores muito acima do que deveria ser praticado.

Agora, precisamos corrigir esse erro. É essencial que haja fiscalização rigorosa sobre essas unidades, garantindo que elas sejam ocupadas por quem realmente tem direito.

Por isso, propus a criação de uma CPI para investigar o que aconteceu com a aplicação das regras do Plano Diretor e combater as irregularidades nas HIS e HMP.

Se você concorda, compartilhe esse vídeo. Vamos instigar a Câmara Municipal a instalar essa CPI para que a investigação avance.

#moradia #cpi #habitacaopopular #aluguel

Nabil Bonduki

Comentários

Páginas mais visitadas

Visitando a Praça Rosa Alves da Silva: Rua Machado de Assis, 523–647, Abaixo Assinado contra a instalação do gramado sintético na quadra de Rugby

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II