Chega de Prédios-Contra a Verticalização Predatória : Abraço e Plantio na Praça Washington Pelúcio

Assine Chega de Prédios

Um pouquinho do que foi nosso Abraço e Plantio na Praça Washington Pelúcio nesse sábado, 15/03.

Foi forte, sensível e cheio de afeto. Diferentes gerações, diferentes visões, diferentes caminhadas unidos por uma causa que é fundamental para toda a cidade de São Paulo: impedir o avanço da verticalização predatória e a especulação imobiliária em áreas sensíveis como a Vila Mariana/Aclimação.

Uma pitangueira, árvore nativa da Mata Atlântica, que nasceu de uma semente "trazida" por passarinhos e que cresceu um vaso nos últimos 15 anos numa das casas da vizinhança, foi plantada na praça que já é um símbolo da nossa batalha.

Uma imagem que vai ficar marcada sobre esse dia: uma criança nascida aqui no bairro, moradora de uma casa que resiste, foi uma das responsáveis pelo plantio. Chegou, pegou a pá e já sabia o que era para ser feito. Simbólico e muito significativo. Agradecemos a cada vizinho que compareceu e faz parte desse movimento espontâneo de moradores que decidiram dizer

CHEGA DE PRÉDIOS!

Que seja o primeiro de muitos encontros

Vamos juntos! 🙌🏼 #CHEGADEPREDIOS



EXIGIMOS QUE O PODER PÚBLICO TOME PROVIDÊNCIAS SOBRE OS SEGUINTES TEMAS:

  • Proteção do Meio Ambiente Urbano: Proibir empreendimentos residenciais ou comerciais que afetem a sustentabilidade do meio ambiente urbano.

  • Preservação de Áreas Sensíveis: Proteger ruas estreitas, vilas, conjuntos arbóreos e áreas de relevância ecológica para a sobrevivência da flora e fauna silvestre urbana, tais como, árvores adultas, aves nativas e insetos polinizadores. 

  • Proteção e Preservação dos Recursos Naturais hídricos e silvestres: nascentes, córregos subterrâneos, lençol freático, ar e promover a rearborização das áreas já atingidas.

  • Uso Racional do Espaço Urbano: Considerar os estudos técnicos que afirmam que a verticalização predatória e o adensamento de áreas sensíveis não resolvem o problema da habitação.

  • Saúde e Bem-Estar: Proteger a saúde mental e física dos munícipes, garantindo um ambiente urbano saudável e sustentável.

  • Resgate e Preservação do Patrimônio histórico cultural:A história da Vila Mariana e da Aclimação é parte fundamental da origem e da construção da identidade da cidade de São Paulo. A verticalização predatória representa um risco que ameaça esse patrimônio e acarreta o apagamento da memória e identidade paulistanas. 

  • Transparência nas decisões sobre o uso do solo e o desenvolvimento urbano:  O crescente número de empreendimentos tem causado a ampliação da impermeabilização do solo e a diminuição das áreas permeáveis da cidade, causando o aumento de enchentes. 
  • Consulta Popular ampla e efetiva: Realizar uma consulta popular efetiva nas decisões sobre o zoneamento da cidade às necessidades reais.

  • Responsabilização das Incorporadoras e seus parceiros: Investigar e proibir táticas questionáveis de pressão sobre moradores para venderem suas casas e responsabilizar incorporadoras e corretores pelas práticas abusivas e desrespeitosas. Responsabilizar as incorporadoras que fraudam as regras, como as relacionadas às licenças para construção de moradias sociais.

  • Respeito à Legislação e aos Direitos Constitucionais: O Poder Público deve respeitar a Constituição e proteger áreas vulneráveis e os direitos dos cidadãos.


Comentários

Páginas mais visitadas

Visitando a Praça Rosa Alves da Silva: Rua Machado de Assis, 523–647, Abaixo Assinado contra a instalação do gramado sintético na quadra de Rugby

Em 2020 a sociedade civil apresentou à Subprefeitura e ao CADES Vila Mariana um projeto para implantação do Parque Linear Embuaçu II