Ricardo Nunes para o Prêmio Herodes 2024!

O Rei Herodes


Quem foi o Rei Herodes?:
"Herodes (em hebraico: הוֹרְדוֹס, transl. Hordos; em grego: Ἡρῴδης, Herodes), também conhecido como Herodes I ou Herodes, o Grande (ca. 74/73 a.C. – Jericó4 a.C.[2] ou 1 a.C[3][4]), foi um rei do território da Judéia, como representante (rei cliente) do Império Romano, entre 37 a.C. e 4 a.C.[5] Descrito como "um louco que assassinou sua própria família e inúmeros rabinos",[6] Herodes é conhecido por seus colossais projetos de construção em Jerusalém e outras partes do mundo antigo, em especial a reconstrução que patrocinou do segundo Templo, naquela cidade, por vezes chamado de Templo de Herodes. "

"Foi durante seu reinado que nasceu Jesus Cristo, segundo a narrativa bíblica. Herodes foi visitado pelos Três Reis Magos, que foram adorar o Rei dos Judeus, Herodes pediu aos magos que seguissem para Belém e que depois voltassem para reportar se tinham conseguido encontrar a criança, porém, os Magos foram avisados em sonho a seguir outro caminho e não passarem por Herodes, que mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade (Mateus 2: 1-16)."

Wikipédia


Dia dos Santos Inocentes é uma celebração cristã em homenagem aos Santos Inocentes, os meninos assassinados no evento bíblico que ficou conhecido como Massacre dos Inocentes, relatado em Mateus 2:16–18, festejada entre os dias 27 e 29 de dezembro, dependendo da denominação cristã.

Wikipédia


Sobre o Prêmio Herodes
"Com este Prêmio Herodes-2006, queremos identificar ações contra a infância, como essa, que colocam em risco o futuro de nossa sociedade, construída sobre valores de respeito mútuo, tolerância, diálogo, apreço pela dignidade humana, seu trabalho e sua criatividade"

Radio Vaticana


Fundamentos para otorgar o Prêmio Herodes 2024 a Ricardo Nunes:

O relatório “Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos: Implicações da Obra do Túnel Sena Madureira” revela que a obra impacta diretamente nas condições de moradia, saúde e bem-estar de dezenas de crianças e adolescentes.
A decisão que determinou a suspensão temporária das obras, em sede de tutela antecipada, é uma medida necessária e justa para evitar danos irreparáveis ao meio ambiente e às famílias afetadas.
A paralisação da obra é essencial para que sejam realizados estudos técnicos aprofundados, os quais considerem os impactos sociais e ambientais, sempre em conformidade com os princípios constitucionais democráticos, de preservação do meio ambiente e de proteção às infâncias e adolescências.
A retirada de centenas de árvores e a degradação das áreas verdes não apenas comprometem o ecossistema local, mas também afetam a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que perdem áreas de lazer e convivência indispensáveis ao seu desenvolvimento saudável. O ECA, ao assegurar o direito ao lazer e à convivência comunitária, reforça a responsabilidade do poder público de promover e proteger esses espaços.
Além dos impactos locais, a construção do túnel viola os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

A ausência de medidas compensatórias habitacionais e sociais impacta diretamente as crianças e adolescentes, causando a interrupção de suas rotinas escolares e a perda de redes de apoio essenciais, comprometendo seu desenvolvimento educacional e social

Ocupa Mãe: Nota Conjunta pela Proteção das Crianças e Adolescentes da Comunidade Souza Ramos


Anunciamos o lançamento do relatório "Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos: Implicações da Obra do Túnel Sena Madureira".

Este documento é fruto de um trabalho cuidadoso que buscou captar as preocupações e os impactos enfrentados pelas crianças da comunidade devido à construção do túnel.


No dia 2 de novembro de 2024, tive a oportunidade de visitar a comunidade Souza Ramos e ouvir diretamente das crianças como a obra do túnel tem afetado suas vidas. Através de desenhos e relatos, elas expressaram suas emoções e preocupações com a ameaça de desapropriação de suas residências e os impactos causados pela construção.


Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos apoiadores e colaboradores que tornaram este relatório possível: Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM) e Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU)

A oficina na Comunidade Souza Ramos foi enriquecida por uma doação especial: lápis de cor, canetinhas e livros que chegaram na véspera, graças à generosidade de uma vizinha. Esses materiais foram fundamentais para os registros das crianças e, após a oficina, foram doados de à comunidade. As crianças decidiram que uma mãe local ficaria responsável por guardá-los e organizar novos encontros de desenho para as crianças.


Lançamento do Relatório sobre Violação de Direitos da Criança na Comunidade Souza Ramos



Nunes tem que fazer um espaço no seu canto da religiosidade

Comentários

Páginas mais visitadas

ABANDONÔMETRO DA RUA SENA MADUREIRA-STUPID SAMPA - 8 de Abril

Algumas Das Consignas do Ato do 23 de Março, Não Ao Túnel!

23 de Março das 9:30 às 12:30 - Esperamos Vocês! !